terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Música para Surdos


A música é uma das artes mais belas do Mundo, permite-nos dançar, relaxar, enlouquecer, rir e chorar. Os surdos podem não a ouvir, mas a sentem muitíssimo bem. “Os indivíduos com deficiências auditivas sentem a música através de vibrações, a percepção destas vibrações musicais são tão reais como o seu equivalente sonoro por serem ambos processados na mesma região do cérebro”, expõe Dean Shibata, professor de radiologia na Universidade de Washington, que elaborou um estudo sobre o assunto.

Em Portugal, estes estudos já estão sendo desenvolvidos, e começam a surgir os primeiros concertos para pessoas surdas. A música entra no mundo dos surdos, as emissões de rádio já existem, a interpretação gestual na televisão já está em evolução, mas em nível de concertos, em Portugal as escolhas ainda não são muitas.

Os ingleses já inventaram as baladas direcionadas exclusivamente aos deficientes auditivos. Uma noite fixa garante que toda semana, os surdos de Londres possam se jogar nas pistas! James Hoggarth teve esta idéia quando tapou os ouvidos no meio de uma festa e percebeu que sentia os graves da música através do seu corpo. Desde então ele organiza a festa “Deaf Jam”, que conta com apresentação de vários DJs de renome na capital inglesa. Para ajudar nas sensações, a festa dos surdos conta ainda com um sistema de iluminação que muda no ritmo da música. O palco também é bem mais iluminado para que os clubbers surdos vejam os artistas fazendo sinais. Os DJs, é claro, abusam dos graves. Músicas como Billy Jean, de Michael Jackson, e LFO, hino do techno do início da década de 90, já são obrigatórias nos sets de quem se apresenta por lá graças ao baixo bem marcado dessas faixas.O dinheiro arrecadado nas festas é destinado a organizações não-governamentais que defendem os direitos dos surdos.

Fonte: Jornal Virtual e Oba Oba Notícias

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Atendimento de alunos em 2010

Senhores pais ou responsáveis,

Vimos convidá-los a comparecerem no Centro de Ensino Fundamental 05 de Sobradinho para tratar do atendimento do seu filho, em Língua Portuguesa - com uso da informática, na Sala de Currículo Específico - Deficientes Auditivos. Aguardamos vocês!

Local:
CEF 05 de Sobradinho, na Q.10 Area Especial nº 04/05 - Sala de Currículo Específico – D.A. (último bloco de salas)
Telefone: 3901-3770
Data e hora: 22/02 a 26/02/2010 das 9 às 11h ou 14h às 17h.

Atenciosamente,
Equipe de Atendimento - Currículo Específico D.A.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Vecinos



Graças a imaginação de um menino, uma menina surda se integra ao mundo dos ouvintes.
Um conto de Alejandro Gallo Bermudez, Jeronimo Adrien y Jorge Iriarte.