segunda-feira, 21 de maio de 2012

Sua pele também ouve




Sua pele também ouve

SÃO PAULO – Uma nova pesquisa comprova que diversas partes do corpo têm participação naquilo que você escuta. Cuidado: não são as paredes, mas sim sua pele que tem ouvidos.

Quando uma pessoa fala, utilizamos uma combinação de sentidos para compreender os sons saindo de sua boca. Os olhos, por exemplo, ajudam na percepção e observação de mudanças expressivas – quem nunca ouviu falar na técnica de leitura labial?
Para comprovar sua tese, os autores do estudo publicado na Nature, Bryan Gick e Donald Derrick, partiram de um fato simples: para pronunciar alguns sons, emitimos um leve sopro de ar.Mas agora pesquisadores da Universidade de British Columbia, nos Estados Unidos, afirmam que a pele também participa da audição.
Preste atenção: quando falamos palavras com as sílabas “pa” e “ta”, por exemplo, um leve sopro sai de nossas bocas. Já para dizer “ba” e “da” não emitimos esse ar. Os cientistas ligaram então pequenos e silenciosos aparelhos que sopravam essa mesma quantidade de ar na pele de voluntários enquanto eles escutavam uma série de sons.
Durante o experimento, Gick e Derrick constataram que os jatos voltados para as mãos ou pescoço faziam com que as pessoas se confundissem: ao escutarem “ba” ou “da” os voluntários na verdade diziam ter ouvido os sons “pa” ou “ta”
O trabalho poderia ser útil no desenvolvimento de futuros equipamentos de audição e até mesmo aparelhos de telecomunicação para deficientes auditivos

terça-feira, 15 de maio de 2012

Massinha de modelar



Olá!
Hoje, ressaltamos a importância da "massinha de modelar" também na educação de surdos.
Trabalhar com este recurso ajuda desenvolver a criatividade e habilidades manuais e tem um grande poder terapêutico. A criança sente alegria e prazer, trabalha as reações sensoriais em relação ao ambiente e texturas, externa sentimentos, emoções e percepção de si mesma e do outro.

Lembrando: o gostoso da massinha artesanal é o fazer juntos. 
Aproveitem para fazê-la junto com os alunos, criando momentos descontraídos e de interação em grupo, aprendizados matemáticos e linguísticos.

A receita:

  • 2 colheres de sopa de óleo de cozinha
  • 1 pires raso de sal
  • 2 xícaras de chá de farinha de trigo
  • 1 xícara de chá de água
  • Pigmento para tingir (tinta guache ou anilina comestível)

Modo de Fazer:
  • Em uma bacia, misture a farinha e o sal. 
  • Em seguida adicione o óleo aos poucos.
  • Adicione 1 xícara de água.
  • Amasse a massa com as mãos até obter uma mistura homogênea e firme; até que não suje as mãos.
  • Finalmente, adicione o pigmento e vá misturando até obter a cor desejada.

Sua massinha está pronta!

Agora é só usar a imaginação e se divertir!




terça-feira, 8 de maio de 2012

Boas Vindas 2012!

Amigos,

O ano de 2012, para a Rede Públida do DF, começa de fato agora!
Nós, professores do DF, estivemos em greve(52 dias) por melhores condições de trabalho e salários.
Postaremos no link "Atividades dos Alunos" as atividades dos nossos alunos.
Um abraço da Equipe de Atendimento Educacional Especializado - Surdos!
Para colorir o dia, este é um dos trabalhos de nossa Aluna Maria Luíza.
Na onda dos "cupcakes", cada aluno faz o seu bolo com o dia de seu aniversário, para colorir o mural da nossa sala! Lembrando sempre da importância de comemorarmos e parabenizarmos cada aluno em seu aniversário!