segunda-feira, 5 de abril de 2010

Closed Captions

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.










O closed caption ou legenda oculta difere-se das legendas normais pela indicação de sons presentes na cena.

Closed Caption ou legenda oculta é um sistema de transmissão de legendas via sinal de televisão. Essas legendas podem ser reproduzidas por um televisor que possua função para tal, e tem como objetivo permitir que os deficientes auditivos possam acompanhar os programas transmitidos. As legendas ficam ocultas até que o usuário do aparelho acione a função na televisão através de um menu ou de uma tecla específica.

A legenda oculta descreve além das falas dos atores ou apresentadores qualquer outro som presente na cena: palmas, passos, trovões, música, risos etc. Se o programa é gravado, a informação do closed caption geralmente coincide com a do teleprompter.

Para que a programação apresente legendas, a emissora deve codificar estas legendas e enviá-las ao seu televisor que, para apresentá-las conforme figura, deve ter esta opção ativada, semelhantemente aos recursos SAP.

A cada dia novos programas são transmitidos com opção de legenda closed-captions, sendo que a Rede Globo é a que mais o utiliza(no "Fantástico", "Programa do Jô" e os telejornais "Bom dia Brasil", "Jornal hoje" e "Jornal da Globo", além do Jornal Nacional - onde é utilizado desde 1997 ).

Existe um grande movimento para obrigatoriedade de transmissão de toda a programação com esta codificação e já podemos contar com alguns programas do SBT (Sistema Brasileiro de Televisão) usando esta tecnologia, porém, nos últimos meses, o SBT reduziu a quantidade de programas com legenda.

Para os surdos é uma ferramenta a mais para integração com os ouvintes e meio de entretenimento e cultura. A transmissão do Oscar 2005 foi realizada com legendas CC após a mobilização e uma grande quantidade de e-mails enviados pela comunidade surda.

Uma grande parcela da comunidade surda não utiliza este recurso - A explicação é que um grande número de surdos sequer é alfabetizado e os que o são não conseguem acompanhar a velocidade da legenda. Mesmo assim este recurso tem de ser aplicado e aperfeiçoado para que outros tantos possam ter acesso à informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário