segunda-feira, 11 de junho de 2012

Estresse causa hipertensão e males cardíacos


<b>Estresse</b> - Existe uma ligação entre cérebro e intestino, segundo o professor Whorwell. O estresse acentua o problema de quem sofre de intestino sensível.  Na maioria dos casos, a pessoa já tem o problema de digestão, mas a angústia e nervoso podem desencadeá-lo e até agravar a doença
 Foto: Getty Images
Síndrome tem aumentado muito entre adultos jovens, 
com idades de 20 a 39 anos, especialmente as mulheres
Foto: Getty Images


Pressão no trabalho, problemas com o chefe e preocupações em casa. Pare, respire e relaxe: Combata o Estresse. A síndrome - que a longo prazo aumenta os batimentos cardíacos e a pressão arterial, podendo levar à hipertensão e problemas do coração - tem crescido entre jovens, em especial mulheres, indica pesquisa de seguradora de saúde.
"Cada vez mais competitiva, a mulher exige de si maior grau de conhecimento e decisões rápidas. Isso, associado à limitação cada vez maior de lazer, má alimentação, sedentarismo e pressão psicológica, acaba gerando maior grau de estresse", afirma a médica e superintendente de Serviços Médicos da SulAmérica, Saúde, Regina Mello.
De acordo com o levantamento, realizado com 12.756 pessoas, 37% apresentaram níveis de estresse considerados moderado ou alto. Desse total, 51% são mulheres - a maioria com idades entre 20 e 39 anos, que se dividem entre as atribuições profissionais e os cuidados com a casa e os filhos. O trabalho mostrou ainda que as que sofrem mais com estresse tendem a fumar mais, a fazer menos exercícios e a ter peso mais elevado do que as mulheres mais calmas.
O estresse crônico, alertam os médicos, além de ser fator de risco cardíaco, causa cansaço, irritação, baixo apetite sexual, dificuldade de concentração e resfriados consecutivos. Além disso, reduz a resistência do organismo e predispõe ao surgimento de várias doenças como asma, alergias, urticárias e doenças gastrointestinais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário